
Data
17 de novembro de 2024

Pregador
Pr.Jucimar Ramos
As cartas do Apocalipse foram ditadas por Jesus a João para que fossem enviadas às igrejas. Elas continham mensagens específicas para os desafios da igreja naquele tempo, mas também falam diretamente aos tempos atuais.
A interpretação mais comum dessas cartas é que representam uma profecia sobre o que a igreja enfrentaria desde a ascensão de Jesus até o Seu retorno. Dentro desse contexto, as igrejas de Filadélfia e Laodiceia simbolizam o tempo atual:
Filadélfia é descrita como uma igreja que não tem força, nem riqueza, e não confia em si mesma. Jesus, ao falar com ela, demonstra empatia e se apresenta como Santo e Verdadeiro, aquele que tem a chave e que abre portas que ninguém pode fechar.
Essa declaração se conecta ao que Jesus disse à mulher samaritana: quem beber da água que Ele oferece jamais terá sede. Ao entregar sua vida a Jesus, a pessoa nasce de novo, tornando-se uma nova criatura. Dentro de si, passa a ter uma fonte que pode ser acessada por meio do relacionamento com Deus, especialmente através da oração.
Entretanto, para essa fonte matar a sede, é preciso beber dela. Da mesma forma, para passar pela porta aberta, é necessário entrar por ela — ninguém será empurrado.
Filadélfia não representa pessoas com o nível espiritual de Daniel ou João Batista, mas uma igreja que vive em um tempo onde:
É um tempo de confusão, onde muitos se sentem não amados por Deus, acreditando até que são uma fraude. Vivemos numa sociedade sem referências claras, onde não há mais padrões definidos de comportamento. Por isso, é essencial ter em quem se espelhar, para não se perder diante de tantas influências.
Mas a verdade é: Deus não fechou a porta para você — e ninguém poderá fechá-la.
Levante a cabeça e abandone o vitimismo, pois o único responsável por atravessar essa porta é você.
O Deus que fala com Filadélfia é o mesmo que defendeu a mulher em adultério, pronta para ser apedrejada. Jesus confrontou os acusadores e disse que não a condenava, mesmo sendo o único que teria autoridade para isso.
Hoje, Jesus te convida a parar de sentir pena de si mesmo, de se culpar ou se autoatacar. Em vez disso, abrace a graça e a misericórdia Dele, que:

Culto aos domingos 18h
(27) 99528-0013
Avenida Prefeito Samuel Batista Cruz, 3593
Três Barras, Linhares - ES